Por Breno Dines
Direto de Wendover, Estados Unidos
![]() |
Cacá Bueno em Bonneville - Utah (Foto: Breno Dines / Globoesporte.com |
Tricampeão brasileiro de Stock Car, Cacá Bueno quer superar todos os limites de um carro da mais importante categoria do automobilismo brasileiro. E foi atrás deste objetivo que, no mesmo domingo em que venceu a etapa de Salvador da Stock, o carioca deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos para acompanhar a 62ª edição da principal competição de quebra de recordes de velocidade do mundo, a SpeedWeek de Bonneville, na Cidade de Wendover, em Utah.
Até esta quinta-feira, pilotos de todas as nacionalidades vão pisar fundo na famosa Bonneville Salt Flats International Speedway, uma sequência de pistas formadas sobre o fundo de um extinto lago de água salgada. Como o carro do brasileiro não está dentro das especificações para participar do evento, Cacá só vai ter a chance de tirar o máximo de seu V-8 na próxima segunda-feira.
- É um evento diferente, estamos num deserto de sal no meio do nada, mas parece que estamos na neve, tirando o forte calor. A claridade é tão intensa que não tem como ficar sem óculos escuros. Tem carros e motos aí que podem chegar a 700, 800 km/h. Vou ficar de olho e tentar observá-los ao máximo. Pela primeira vez uma equipe brasileira vai estar aqui. O nosso objetivo é trazer um stock e poder respoder a pergunta que todos me fazem: até quanto ele pode chegar. O meu carro virá sem nenhuma modificação para tentar ultrapassar a barreira dos 300 km/h. Vai ser difícil, mas estou esperançoso - confessou Cacá.
Assim como o brasileiro, a equipe Honda veio a Bonneville em 2005 e estabeleceu a maior velocidade já registrada por um Fórmula 1 ao romper a barreira dos 400 km/h. Diante do sucesso da extinta escuderia japonsa, Cacá sabe que todo cuidado será pouco para tirar todo o potencial de seu carro na superfície de sal.
- Quem traz um carro para quebrar velocidade, o constrói para andar em linha reta. Menor aerodinâmica possível, menor arrasto possível. O stock é feito para competição, para frear, fazer curvas. Para chegar ao seleto clube das 200 milhas por hora sem mexer em nada será um pouco complicado, mas vamos ver quanto nós vamos conseguir chegar - confessou Cacá.
Disponível em http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2010/08/nos-eua-caca-bueno-quer-superar-os-limites-da-stock-car-em-deserto-de-sal.html acessado em 19 de Agosto de 2010 as 09h 18min
Nenhum comentário:
Postar um comentário